OCQ – ORGANIZAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE
Qualidade
DIRIGIDO: Engenheiros, técnicos que atuam em funções de gerência, chefia, supervisão e liderança na área de controle de qualidade.
OBJETIVOS: Fornecer subsídios para organização e implantação de modernas técnicas de controle de qualidade, visando assegurar a qualidade e reduzir custos.
PROGRAMA:
• Aspectos técnicos e econômicos do controle de qualidade:
Relatividade de qualidade, qualidade X custo X expectativa do cliente, qualidade teórica e qualidade técnica.
• Objetivos e princípios do C.Q.:
Definição, campos de ação, especificações de qualidade, produto ou material, processo, inspeção, defeitos e sua classificação.
• Técnicas de controle de qualidade aplicadas ao processo produtivo:
Gráficos de controle de variáveis de controle por atributos, análise de capabilidade e estabilidade.
• Técnicas de controle de qualidade aplicadas á inspeção de recebimento de materiais:
Vantagens de controle estatístico, planos de amostragem por atributos, utilização na norma NB 309/1, relações com fornecedores e programa de certificação da qualidade.
• Critérios para organização do controle de qualidade:
Estruturas organizacionais típicas, organização interna do serviço de controle de qualidade, manual de garantia da qualidade.
• Estatísticas Básicas: aplicação ao controle de qualidade:
Distribuição de freqüência, conceitos de medidas de posição e de dispersão.
CARGA HORÁRIA: 16 horas.